EME RJ

Há quem diga que não existe machismo na universidade – alguns acreditam que ele nunca existiu, outros que ele já está superado. Infelizmente, essa não é a realidade encontrada por nossas jovens nas faculdades: inúmeras provas nos mostram que o machismo ainda está muito presente.

Nós, mulheres, ainda somos minoria nos postos de liderança – nas reitorias, chefias de departamentos, faculdades. Quantas mulheres reitoras conhecemos? Mesmo nos cursos majoritariamente ocupados por mulheres, muitos homens acabam se mantendo nos cargos de direção.

O currículo de grande parte dos cursos de graduação não possui recorte de gênero. Disciplina que discute gênero, quando existente, se resume a uma eletiva. E depois de formada? Recebemos salários em média 30% inferiores aos dos homens.

Nos trotes dos(as) calouros(as), as brincadeiras são muito mais agressivas e humilhantes para as mulheres. Cartazes de chopadas com fotos de mulheres semi-nuas ao lado de uma caneca de cerveja, nos resumindo a uma simples mercadoria, nos dá certeza de que o machismo presente na sociedade também está presente na universidade!

Meninas, venham participar do I Encontro de Mulheres Estudantes do Rio de Janeiro! Juntas podemos identificar nossos desafios e apontar perspectivas para mudarmos a realidade machista de nossas universidades!

Leave a comment